top of page

NÃO ERRE EM SEU CURRÍCULO

"RECENTES DESCOBERTAS SOBRE CURRÍCULOS PROFISSIONAIS"

 

Questionamos profissionais experientes em recrutamento e seleção sobre quais os principais problemas que identificam nos currículos que recebem e comparamos essas informações com as opiniões de profissionais que tiveram sucesso em processos seletivos rigorosos. Veja o que descobrimos: 

 

 

 

 

 

 

CURRÍCULO NÃO É USADO APENAS PARA PROCURAR EMPREGO

 

Há poucos anos, um profissional só se preocupava em atualizar seu currículo quando alguma coisa não ia bem.  Até a palavra "currículo" era ligada à instabilidade e desemprego. De uns tempos para cá, o mercado mudou muito e o currículo foi se transformando em instrumento de trabalho. 

 

Seja sincero: você tem uma versão de seu currículo atualizada e prontinha para ser apresentada em seu pen drive? 

 

Seu currículo será utilizado para identificá-lo como participante ou responsável por um projeto, será importante em sua avaliação como candidato a uma promoção, solicitado no ingresso a cursos, na formação de equipes de trabalho e em muitas outras situações.

 

 

NINGUÉM LÊ CURRÍCULO LONGO ATÉ O FIM

 

É fato: não adianta se matar tentando registar a vida inteira em um pedaço de papel.

 

O selecionador gasta menos de um minuto lendo cada currículo. Selecione as principais informações e organize-as com objetividade. Em geral, os currículos “genéricos” são os mais longos. Revise as informações, dê destaque ao que é mais importante para a situação em que o currículo será utilizado e elimine as informações desnecessárias. Um currículo específico é sempre mais curto.

 

 

QUEM COLOCA INFORMAÇÕES DEMAIS NO CURRÍCULO NÃO TEM ASSUNTO PARA A ENTREVISTA

 

As entrevistas nunca são situações nas quais nos sentimos totalmente à vontade, mas pode piorar muito se faltar assunto.

 

Tem ou não filhos, cursos que não têm relação com sua área de atuação, hobbies e demais atividades de lazer, salários recebidos nos últimos empregos e outras informações semelhantes não precisam ser registradas no currículo. No momento oportuno, seu entrevistador vai perguntar.

 

Outra coisa, Jamais coloque o número de seus documentos pessoais em seu currículo. Não é necessário.

 

 

 

 

 

 

SE VOCÊ NÃO ESTÁ CONCORRENDO A UMA VAGA DE MODELO, NÃO COLOQUE FOTO NO CURRÍCULO. 

 

Infelizmente, é bem comum receber currículos com fotos do tipo #finaldesemananapraiacomamigos. Nesses momentos o selecionador sofre para se concentrar nas informações profissionais do candidato e não se deixar influenciar por tanta falta de bom senso.

 

Se não houver a exigência de enviar currículo com foto, resista à vontade de colocar foto em seu currículo, assim você dará mais destaque às suas informações profissionais. Deixe que as palavras falem. Elas não precisam de uma ilustração.

 

 

POR FAVOR, CRIE UM ENDEREÇO DE E-MAIL PROFISSIONAL!

 

Imagine a cara do selecionador quando encontra um profissional que se encaixa nas características da vaga, mas fornece o seguinte endereço para contato:

 

surfistaradical@meuemail.com.br ou gatotodotatuado@meuemail.com.br 

 

Acredite: já encontramos casos ainda piores! Então, por favor, crie um endereço de e-mail profissional para as situações de trabalho. Na dúvida, use o seguinte modelo: nome.sobrenome@meuemail.com.br

 

 

ADMINISTRE COM CONSCIÊNCIA SUA EXISTÊNCIA VIRTUAL

 

Gostamos de usar Linkedin e Portfólios Virtuais para o trabalho, mas também temos contas em Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, MySpace e muitas outras redes de compartilhamento e interação social.

 

 

Segundo Cohen e Shimidt, 2013, privacidade e segurança são responsabilidades compartilhadas entre empresas, usuários e instituições. Esperamos que as empresas produzam dispositivos de segurança, mas cabe a nós (usuários) utilizá-los. Estamos expostos e a informação é livre. Não escreva nada que não possa ser lido em voz alta em um tribunal.

 

 

Sua vida profissional está dentro de sua vida pessoal. Administre suas fotos e postagens nas redes sociais pensando em preservar sua privacidade e segurança e dar credibilidade ao seu trabalho.

 

 

 

 

 

 

Modelo de currículo para professores, coordenadores e demais cargos na Área da Educação

 

Para um profissional da Área da Educação, o currículo é uma ferramenta de trabalho que precisa estar sempre atualizada. Veja as dicas e modelos que o Portal Oceano preparou para você e entenda como organizar suas informações pessoais, acadêmicas e profissionais.

Dicas Entrevista de Emprego para professores e outros profissionais de Educação.

 

Você pode participar de uma entrevista de emprego com mais segurança, basta conhecer a intenção por trás de cada pergunta!

 

O Portal Oceano selecionou as principais perguntas que os entrevistadores fazem.

Entenda por que elas são feitas e responda adequadamente.

 

 

 

 

 

Como fazer uma Aula Teste?

 

Aula teste é parte dos processos seletivos para professores. Acesse as orientações de quem já participou como candidato e agora é responsável por avaliar novos professores!

 

 

 

 

 

 

© 2014. Portal Oceano Educação

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page