top of page

A FGV foi a examinadora responsável pela elaboração da prova

para Professor de Educação Básica II, São Paulo em 2013.

Prova educação/Simulado leis educação/ Concurso professor/ Concurso peb i/ Concurso peb ii/ Simulado questões legislação educação / Legislação cocursos educação/ Questões de concurso 

 

 

QUESTÕES FGV SOBRE EDUCAÇÃO

Não perca tempo! Resolva questões de provas recentes, teste seus conhecimentos e organize sua revisão.

 

01. (FGV, 2013) Leia com atenção o texto a seguir:“O governo federal publicou nesta sexta‐feira (05/04/2013), no “Diário Oficial da União”, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o texto muda o Art. 6º tornando "dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade". A matrícula dessas crianças deve ser feita na pré‐escola. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.”(Fonte: www.g1.globo.com)

 

Considerando a obrigatoriedade da matrícula de todas as crianças a partir de 4 anos em pré‐escola, caso a família não encontre vaga para seu filho em idade escolar em uma escola pública, os responsáveis poderãoI. entrar em contato com a Secretaria Municipal ou Estadual de Educação para conferir a oferta de vagas na região.II. recorrer ao Ministério Público (MP) que poderá entrar com uma ação civil pública ou com um mandado de segurança contra o ente federativo exigindo este direito. Assinale:

 

(A) se as duas ações propostas forem inapropriadas e equivocadas.

(B) se a primeira ação for correta e a segunda, ilegal.

(C) se a primeira ação proposta for ilegal e a segunda, correta.

(D) se as duas ações propostas forem corretas,porém excludentes.

(E) se as duas ações propostas forem corretas e complementares.

 

02. (FGV, 2013)“[...] em 2001, consolidando experiências municipais e objetivando o combate à evasão escolar e ao trabalho infantil entre as famílias carentes, o governo federal lançou o Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Educação ‐ Bolsa Escola ou Programa Bolsa Escola Federal. Posteriormente, em 2003, o Poder Executivo federal reuniu um conjunto de programas de transferência de renda (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio‐Gás, e Cartão‐Alimentação) no Programa Bolsa Família (PBF). Atualmente, o PBF é o maior programa de transferência de renda no Brasil, destinado às famílias que dispõem de baixos recursos,prevendo contrapartidas de acompanhamento da saúde e estado nutricional das gestantes e dos filhos, matrícula e frequência escolar de crianças na idade entre 7 e 15 anos, e a participação em programas de educação alimentar.” (Fonte: CACCIAMALI, M.C.;TATEI, F.; BATISTA, N. Impactos do Programa Bolsa Família federal sobre o trabalhoinfantil e a frequência escolar. Rev. Econ. Contemp., Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, Ago.2010).

 

A respeito do Programa Bolsa Família, assinale a afirmativa correta

 

.(A) A frequência escolar de 65% e a obrigatoriedade de manter em dia o calendário de vacinação são requisitos para a família receber o dinheiro do Bolsa Família.

(B) A presença dos alunos é acompanhada bimestralmente pelo MEC e pelo Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS). A família que descumprir essa condição por cinco vezes, tem a oportunidade de se justificar para renovar o benefício.

(C) Em curto prazo, o PBF visa a romper o ciclo da pobreza entre gerações por meio da incorporação de capital humano e consequente maior e melhor oportunidade de inserção nomercado de trabalho.

(D) Em curto prazo, o PBF busca ampliar o atendimento escolar às crianças e estender os cuidados primários de saúde às famílias mais pobres.

(E) A principal característica da gestão do Programa é sua centralidade a nível federal.

 

03. (FGV, 2013)O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básicae de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio (http://portal.mec.gov.br).Sobre o FUNDEB, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

 

( ) O FUNDEB veio complementar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e foi criado em 1997.

( ) O FUNDEB defende uma visão sistêmica da educação, financiando todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

( ) A destinação dos investimentos do FUNDEB é feita de acordo com o número de alunos matriculados na educação básica, com base em dados do Censo Escolar do ano anterior.As afirmativas são, respectivamente:

 

(A) F, V e V.

(B) V, V e V.

(C) F, F e V.

(D) V, F e V.

(E) V, V e F.

 

04. (FGV, 2013)Recentemente, a Lei n. 9.394/96 (LDBEN), passou a vigorar com alterações introduzidas pela Lei n. 12.796/13. Entre elas:Art. 4º ‐ O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:I educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:

 

a) pré‐escola;

b) ensino fundamental;

c) ensino médio;

 

(Fonte: http://www.planalto.gov.br)

 

As alternativas a seguir representam uma das implicações da ampliação na escolaridade obrigatória, à exceção de uma. Assinale‐a.

 

(A) Os pais ficam responsáveis por colocar as crianças na educação infantil a partir dos 4 anos e por sua permanência até os 17.

(B) Os municípios e os Estados têm até o ano de 2016 para garantir a inclusão dessas crianças na escola pública.

(C) Os pais podem ser multados se não respeitarem a nova legislação.

(D) Os gestores públicos terão de cumprir essa lei, sob pena de se considerar crime de responsabilidade, no caso de negligência com sua implementação.

(E) A avaliação da educação infantil será organizada em testes em larga escala abrangendo as etapas previstas do desenvolvimento cognitivo infantil.

 

 

01. E

02. D

03. A

04. E

01. (FGV 2013) “A sociologia da educação configura seu objeto particular quando se constitui como ciência das relações entre a reprodução cultural e a reprodução social, ou seja, no momento em que se esforça porestabelecer a contribuição que o sistema de ensino oferece com vistas à reprodução da estrutura das relações de força e das relações simbólicas entre as classes” (Bourdieu, 1975, p. 295).

 

A respeito esta afirmativa do sociólogo francês, analise as interpretações a seguir.

 

I. A escola é reprodutora e legitimadora de desigualdades sociais.

II. A escola é uma instituição necessariamente conservadora emantém a dominação dos dominantes sobre as classes populares, sendo representada como reprodutora cultural, pois legitima o acesso desigual à cultura segundo a classe social.

 

Assinale:

 

(A) se nenhuma das interpretações estiver relacionada àafirmativa de Bourdieu.

(B) se somente a primeira interpretação corresponder àafirmativa de Bourdieu.

(C) se somente a segunda interpretação corresponder àafirmativa de Bourdieu.

(D) se as duas interpretações, apesar de divergentes,corresponderem à afirmativa de Bourdieu.

(E) se as duas interpretações forem complementares e traduziremo pensamento deBourdieu expresso pela citação reproduzida.

 

02. (FGV 2013) “Um sistema educacional eficaz é aquele em que os alunos aprendem, passam de ano e concluem a educação básica”. (KLEIN, R.; FONTANIVE, N. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje, São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n1, p.19‐28, jan./jun. 2009).“as taxas de reprovação da educação brasileira expõem que há muito a ser feito para melhorar o sistema educacional e garantir a aprendizagem na idade certa. [...] Diversas pesquisas já comprovaram que alunos expostos às reprovações sucessivas, além de não aprenderem adequadamente, tendem muitas vezesà evasão”.Considerando o texto acima e apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9.394/96, as políticas educacionais que podem ser desenvolvidas pelos sistemas de ensino para reduzir o impacto da repetência sobre a escolarização dos estudantes, estão relacionadas

 

(A) à correção do fluxo escolar.

(B) ao Programa Dinheiro Direto na Escola.

(C) ao investimento em escolas técnicas.

(D) à bonificação de professores.

(E) aoProgramade Manutençãoe DesenvolvimentodaEducação.

 

03. (FGV 2013)Em plena era digital e do paradigma da sociedade do conhecimento, a alfabetização ainda é um desafio para a educação brasileira. Em 2011, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais chegava a 8,6%, totalizando nada menos que 12,9 milhões de brasileiros. Diante desta demanda social, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei de Conversão n. 2/13 que trata do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. A medida tem por objetivo reduzir os índices alarmantes de analfabetismo das crianças matriculadas em diversas redes públicas de ensino do país. A esse respeito, avalie as proposições e a relação estabelecida entre elas:"Além de propugnar a erradicação do analfabetismo, como condição para a democracia e a cidadania, uma das aproximações que podemos fazer entre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PLV 2/2013), o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/2007) e o Projeto de Lei 8035/2010, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação 2011‐2020, é a indução de políticas, por meio de responsabilização e contratos de apoio técnico e financeiro aos entes federados. A expectativa é, através de mecanismos de colaboração, promover ações intergovernamentais coordenadas com aporte suplementar da União." Porque "O regime de colaboração, disposto na Constituição Federal de 1988, regulamentado posteriormente, apresenta fragilidades para reduzir as clivagens educacionais aprofundadas com oprocesso de descentralização da educação, via municipalização, ocorrido nos anos 80 e 90. Neste sentido, aUnião assume o papel central na coordenação do desenho federativo das políticas educacionais." Com relação a essas proposições, assinale a afirmativa correta.

 

(A) As duas proposições são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

(B) As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justificativa a primeira.

(C) A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda é falsa.

(D) A primeira é uma proposição falsa e a segunda é verdadeira.

(E) As duas proposições são falsas.

 

04. (FGV 2013) As alternativas a seguir apresentam características da gestão participativa, à exceção de uma. Assinale‐a.

(A) Transparência e impessoalidade.

(B) Representatividade e competência.

(C) Delegação de poder.

(D) Contenção de divergências.

(E) Alternância de poder.

 

01. A

02. B

03. E

04. D

 

1.(FGV 2013) Em seu livro Filosofia da Educação, Luckesi (1995) apresenta três tendências filosóficas responsáveis por interpretar a função da educação na sociedade: a Educação Redentora, a Educação Reprodutora e a Educação Transformadora da sociedade.

 

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A primeira é otimista, pois acredita que a educação pode exercer domínio sobre a sociedade.

II. A segunda é pessimista, pois percebe a educação como sendo apenas reprodutora de um modelo social vigente.

III. A terceira tendência assume uma postura crítica com relação às duas anteriores, buscando superar tanto o otimismo ilusório quanto o pessimismo imobilizador.

 

Assinale:

 

(A) se somente a afirmativa II estiver correta.

(B) se somente a afirmativa III estiver correta.

(C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

2.(FGV 2013) A partir do Renascimento houve grande valorização do ensino da

 

(A) matemática e da linguagem.

(B) matemática e das ciências da natureza.

(C) linguagem e das ciências da natureza.

(D) matemática e das ciências sociais.

(E) linguagem e das artes.

 

3.(FGV 2013) Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549 e, quinze dias após a chegada em Salvador, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, edificaram a primeira escola elementar brasileira.Com relação ao ensino jesuíta no início do período colonial brasileiro, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

 

( ) Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loyola, denominado Ratio Studiorum.

( ) Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira durante apenas inquenta anos, quando fundaram várias missões e colégios.

( ) No período subsequente à expulsão dos jesuítas, por decisão do Marquês de Pombal, no século XVIII, a educação brasileira experimentou a ruptura de um modelo educacional já implantado e consolidado.

 

As afirmativas são, respectivamente:

 

(A) F, V e V.

(B) F, F e V.

(C) V, F e F.

(D) V, V e F.

(E) V, F e V.

 

4.(FGV 2013) No contexto escolar, a relação professor‐aluno deve ser compreendida a partir da opção teórico‐metodológica adotada pela instituição.Nessa relação, a teoria construtivista propõe que o aluno

 

(A) participe ativamente do próprio aprendizado.

(B) trabalhe mediante a repetição.

(C) reproduza nos testes os conteúdos memorizados.

(D) assista aulas expositivas.

(E) receba os conteúdos transmitidos pelo professor.

 

01. A

02. D

03. C

04. C

1.(FGV 2013)De acordo com o anexo IV do Edital n. 3, de 24 de maio de 2012, são competências avaliadas para atribuição de nota à redação do ENEM:

I. conhecer as regras de ortografia e pontuação;

II. compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo‐argumentativo;

III. apresentar texto diferenciando fatos de opiniões e argumentar em defesa de um ponto de vista;

IV. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

V. elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

Assinale:

(A) se somente os itens I, II e III estiverem corretos.

(B) se somente os itens II, IV e V estiverem corretos.

(C) se somente os itens I, II e III e IV estiverem corretos.

(D) se somente os itens I e III estiverem corretos.

(E) se todos os itens estiverem corretos

 

2.(FGV 2013) No Brasil, em 1834, por meio de um Ato Adicional, foi decretado que a educação popular (ou instrução primária) seria de responsabilidade das Províncias.A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

 

(A) O Governo Central demonstrou seu interesse e responsabilidade pela oferta do ensino primário.

(B) O Governo Central se desobrigou da chamada educação popular.

(C) As províncias passaram a ter total autonomia para organizar o currículo da instrução primária.

(D) Demonstrou‐se o interesse em centralizar a educação elementar no país.

(E) Começaram a se estabelecer reformas educacionais a nível nacional.

 

3.(FGV 2013) As alternativas a seguir representam o pensamento da corrente filosófica empirista, à exceção de uma. Assinale‐a.

 

(A) O conhecimento é resultado das experiências vivenciadas por meio dos sentidos.

(B) A razão tem a função de organizar os conhecimentos coletados pelas experiências vivenciadas.

(C) O conhecimento científico requer método, que envolve a experimentação e a verificação.

(D) As ideias inatas precisam ser consideradas na compreensão do processo de construção do conhecimento.(E) A mente humana é um quadro branco em que são gravados os conhecimentos adquiridos por meio das experiências.

 

4.(FGV 2013) Associe cada uma das correntes pedagógicas a uma das características listadas a seguir.

 

1. Escola Tradicional

2. Escola Tecnicista

3. Teorias Construtivistas

4. Teorias Progressistas

 

( ) Os processos de ensino baseiam‐se na transmissão e treinamento, visandoa formaçãode mão‐de‐obraqualificada.

( ) Nos processos de ensino valoriza‐se a transmissão de conceitos e enfatiza‐se a memória.

( ) Partem de uma análise crítica das realidades sociais e sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

( ) A aprendizagem acontece a partir da interação do sujeito com o objeto de conhecimento.Assinale a alternativa que indica a associação correta, de cima para baixo.

 

(A) 2, 1, 3 e 4

(B) 1, 2, 4 e 3

(C) 3, 1, 4 e 2

(D) 2, 1, 4 e 3

(E) 3, 4, 1 e 2

 

5.(FGV 2013) Para Émile Durkheim, a educação

(A) é o processo que não contribui para a formação do "ser social".

(B) é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social.

(C) é um processo individual.

(D) acontece desvinculada da sociedade em que está inserida.

(E) é um processo universal, independente do contexto social

 

01. E

02. A

03. B

04. A

05. E 

1.(FGV,2008)Se o professor tem clareza de que os novos conhecimentos se apóiam em experiências anteriores, ele acredita que:

 

(A) ao avaliar, existem apenas duas alternativas: o aluno aprendeu ou não aprendeu.

(B) no processo de avaliação, o momento da prova escrita é o mais importante.

(C) só é possível aprender um novo conteúdo a partir de determinados pré-requisitos.

(D) a correção é fundamental, pois é a única intervenção possível para substituir respostas erradas por respostas certas.

(E) para aprender, o aluno precisa reconstruir seus esquemas interpretativos.

 

2. (FGV2008) Ao longo do processo de avaliação três questões se impõem: Para que se avalia? O que se avalia? Quem avalia? Considerando que a avaliação tradicional deve ser substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer para a escola elementos de crítica e transformação ativa, é possível considerar que:

 

I. o projeto pedagógico da escola interfere no desempenho dos alunos, uma vez que eles são influenciados pelo próprio contexto escolar;

II. toda a equipe da instituição escolar é objeto e sujeito da avaliação: devem-se analisar os fatores internos da escola, reconhecendo as práticas que levam à evasão dos alunos;

III. nos anos iniciais, a avaliação é prescindível, uma vez que o currículo se organiza em torno dos interesses dos alunos;

IV. a avaliação classificatória tem importância social e política no fazer educativo, porque contribui para a permanência do aluno na escola. Analise os itens acima e assinale:

 

(A) se somente os itens I e II estiverem corretos.

(B) se somente os itens I, II e III estiverem corretos.

(C) se somente os itens I, II e IV estiverem corretos.

(D) se somente os itens I e IV estiverem corretos.

(E) se todos os itens estiverem corretos.

 

3. (FGV,2008) Na escola da professora Alice, as freqüentes reuniões desse semestre visam à construção do Projeto Político-Pedagógico. É do conhecimento de todos da equipe que o Projeto contribuirá para mudanças significativas na escola, se considerar que:

 

(A) alunos e professores ficarão responsáveis pela tarefa de construir o Projeto, de acordo com um calendário previamente distribuído pela direção da escola.

(B) a comunidade deve participar da construção desse Projeto, votando nas eleições para diretor da escola e comparecendo às reuniões para entrega de boletins.

(C) a elaboração do Projeto só se dá por meio de um processo de construção coletiva, envolvendo alunos, pais, professores, funcionários e representantes da comunidade.

(D) a comunidade deverá ser convidada a participar mais ativamente somente em caso de necessidade, principalmente para montar mutirões.

(E) a escola pode abrir mão das decisões inerentes a ela, pois, com isso, conquista sua autonomia e especificidade. 

 

4. (FGV,2008) “O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.” (Paulo Freire, 1997) Considerando as características do pensamento freiriano, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Educar implica o respeito à curiosidade do aluno, ao seu gosto estético, à sua inquietude.

II. É necessário insistir em uma prática educativa que tenha como base os procedimentos de indagar, comparar, duvidar e aferir.

III. É necessário deixar claro que a transgressão à ética deve ser vista como uma virtude normalmente encontrada na natureza humana.

IV. Educar implica em estimular a pergunta e a reflexão crítica sobre a própria pergunta.

 

Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire as afirmativas:

(A) I e II, somente.

(B) I, II e IV, somente.

(C) I, II, III e IV.

(D) III e IV, somente.

(E) II e IV, somente.

 

5. (FGV,2008) Os projetos integrados são uma via metodológica que se propõe a superar o processo de ensinar e aprender fragmentado, disciplinar, descontextualizado e unilateral. Partindo dessa afirmativa, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O aluno aprende participando, vivenciando sentimentos – ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.

II. Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento não pode enveredar-se por caminhos não previstos no planejamento.

III. O aluno deixa de ser apenas um “aprendiz” do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer. É um ser humano que está desenvolvendo uma atividade complexa.

IV. Nesse processo, o aluno está se apropriando, ao mesmo tempo, de um determinado objeto de conhecimento cultural e se formando como sujeito cultural.

 

As afirmativas corretas são:

(A) I, II e III, somente.

(B) I, III e IV, somente.

(C) I, II e IV, somente.

(D) II, III, IV, somente.

(E) II e IV, somente.

 

6. (FGV,2008) Sabe-se que o aluno não é apenas alguém que sabe ou não sabe o que foi ensinado. Todos nós temos um potencial cognitivo e emocional que nos permite avançar na aprendizagem e que se torna real assim que é atingido. Esse processo dinâmico, em que o desenvolvimento real e potencial se alternam constantemente, aponta para uma avaliação contínua e diagnóstica. Considerando o trecho acima, vejamos, então, o caso de um aluno chamado Rui, que produziu um texto com algumas inadequações observadas pela professora. Aponte o encaminhamento necessário para fazer esse aluno avançar na sua produção textual.

 

(A) O texto é apresentado ao aluno, as inadequações são apontadas e a professora faz algumas recomendações. Não é proposta uma segunda versão.

(B) O texto produzido é avaliado pela professora, junto com o aluno, e, após essa avaliação, uma segunda versão é proposta.

(C) O texto não é apresentado ao aluno pelo professor. Ele será arquivado em uma pasta que, ao final do ano letivo, será levada para casa.

(D) O texto não é apresentado ao aluno para que ele não seja desestimulado e continue a escrever. O erro, na opinião dessa professora, não é matéria-prima de trabalho.

(E) O texto, antes de ser devolvido ao aluno, deve ser mostrado aos pais a fim de que eles reforcem na criança a necessidade de acertar.

 

7. (FGV,2008) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer como um dos norteadores de suas ações pedagógicas os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Assinale a alternativa que se oponha ao que determina a Lei.

 

(A) A escola reconhece que é preciso educar não somente para exercer determinados papéis produtivos na sociedade, mas também para a tolerância, a convivência pacífica e democrática.

(B) A escola pretende formar sujeitos que mantenham relações interpessoais calcadas no respeito mútuo, na aceitação das diferenças e na cooperação.

(C) A escola pretende formar sujeitos responsáveis pelas suas escolhas, integrando o seu desejo à realidade, na construção de seu projeto de vida.

(D) A escola pretende que o currículo elaborado pela coordenação seja de responsabilidade dos professores, que devem segui-lo, para que sejam cumpridos todos os objetivos propostos para o ano letivo.

(E) A construção do conteúdo deve permear a constituição da vida cidadã, por meio da promoção de um comportamento de respeito às diferenças.

 

8. (FGV,2008) Com a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais, comuns a todo o país, tenta-se garantir uma unidade nacional e o respeito à nossa diversidade cultural e regional. Para alcançar esse duplo objetivo, os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam quatro níveis de desenvolvimento curricular. Tendo em vista esses quatro níveis, de acordo com a lei, pode-se afirmar que:

 

I. com a elaboração de uma referência curricular comum a todo o país, o MEC tem como objetivo a formação de cidadãos capazes de agir com competência e dignidade na sociedade;

II. com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as especificações dos níveis de desenvolvimento do currículo, o professor precisa participar da construção do Projeto Político-Pedagógico da sua escola;

III. a escola, ao construir o seu Projeto Político-Pedagógico, deve restringir-se a selecionar onteúdos compatíveis com o que estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais;

IV. as secretarias municipais e estaduais de Educação, nesse processo, devem cumprir as determinações do Ministério da Educação e propor que cada escola reformule o seu currículo.

 

Estão corretas as afirmativas:

(A) I, II, III, somente.

(B) I, III, IV, somente.

(C) III, IV, somente.

(D) I, II, somente.

(E) II e IV, somente.

 

01. E

02. A

03. C

04. B

05. E

06. A

07. E

08. E

© 2014. Portal Oceano Educação

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page