Portal
oceano

Concurso Professor/PEB I, PEB II/Concurso Coordenador/
Concurso Diretor de Escola/Concurso Supervisor de Ensino/
Provas Pedagogia.
1. SIMULADO COM QUESTÕES
SOBRE PCN

Questões
sobre Conhecimentos Pedagógicos
Há diferenças entre os conteúdos cobrados nos diversos concursos da área da educação, mas é muito importante resolver questões de provas anteriores. Aproveite para analisar as características e estrutura das questões .
Bom estudo!
Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dêorigem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro.
PCN
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras.
Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.
01. (INTEGRI) Atualmente, fala-se muito sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto, muitos profissionais da educação, demonstram não compreender sua proposta, construindo mitos e assumindo posições equivocadas. Assim sendo, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental, destaque a opção que explica adequadamente sua proposta.
a) Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
b) Os Parâmetros Curriculares Nacionais discutem as atividades escolares de ensino e aprendizagem e a questão curricular de forma flexível, contemplando a diversidade histórica e cultural da nação brasileira.
c) Os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam estatísticas escolares e se preocupam com algumas regiões do Brasil.
d) Por sua natureza fechada e restrita, os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos que definem uma linha de ação, que deve ser implantada e seguida por todos os sistemas educacionais.
02. (INTEGRI) De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, no Brasil, existem muitas variedades dialetais. Pela fala é possível conhecer parte do repertório cultural do outro, mas existem muitos preconceitos decorrentes dos diferentes modos de falar. O problema do preconceito disseminado na sociedade, em relação às falas dialetais deve ser:
a) alimentado, já que a única forma certa de falar é a que se parece com a escrita.
b) estimulado, existem preconceitos que podem ser positivos, é preciso consertar a fala do aluno para evitar que ele escreva errado, a escrita é o espelho da fala.
c) orientado e a fala deve ser educada para atingir a formalidade da escrita.
d) combatido na escola, como parte do objetivo educacional mais amplo de educação que é o de respeito à diferença para não se produzir uma mutilação cultural que, além de desvalorizar a forma de falar do aluno, desrespeita as sua origens e história.
03. (INTEGRI) Os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais resgatam uma importante discussão sobre as relações estabelecidas entre o ser humano e a natureza e indicam a emergente necessidade de se abordar nas escolas:
a) a desenfreada exploração dos recursos naturais e suas consequências para o equilíbrio do planeta.
b) a formação de indivíduos ágeis e producentes que vejam na exploração dos recursos naturais a possibilidade do progresso industrial e econômico.
c) a consciência ambiental e o aprendizado de estratégias que estimulem o consumo.
d) a importância de não se reconhecer como integrante e agente de transformação.
04. (INTEGRI) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia, a História tem sido um conteúdo constante do currículo da escola elementar, o Decreto das Escolas de Primeiras Letras, de 1827, a primeira lei sobre a instrução nacional do Império do Brasil, estabelecia que os professores ensinariam a ler, a escrever, as quatro operações de aritmética (...), a gramática da língua nacional, os princípios de moral cristã e de doutrina da religião católica e apostólica romana, proporcionadas à compreensão dos meninos; preferindo, para o ensino da leitura, a Constituição do Império e História do Brasil. Destaque a opção que comenta corretamente a passagem do decreto mencionada acima.
a) O texto do decreto revela que a História sempre foi valorizada e, desde os primórdios, possibilitou a formação crítica.
b) O caráter revelador do ensino de História sempre esteve presente na educação escolar.
c) O texto do decreto revela que a escola elementar forneceu conhecimentos políticos rudimentares, o conhecimento histórico foi utilizado como um instrumento de controle da população.
d) Os princípios da democracia, equidade e universalidade sempre estiveram presentes no ensino de História.
05. (INTEGRI) A arte estabelece um diálogo contínuo com o conhecimento científico, técnico, social, linguístico, histórico e filosófico. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, qual é o objeto de conhecimento da arte que se faz presente em todos saberes humanos?
a) Seu potencial criador que é inerente ao homem e, por isso, se faz presente em todo conhecimento da história humana.
b) Seu tecnicismo que não a caracteriza como conhecimento científico, mas que a relaciona com outras áreas. c) Sua originalidade que se restringe aos indivíduos que nascem com estas habilidades.
d) Na realidade ela não tem nada em comum com as outras ciências, pode relacionar com algumas áreas pelo seu caráter propedêutico.
06. (INTEGRI) Destaque a opção que discute corretamente como a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, entende a ação da Educação Física nas escolas.
a) Pela própria identidade histórica da Educação Física, a proposta defende a visão biocêntrica, ou seja, do corpo como um organismo fisiológico.
b) A proposta rompe com a visão higienista e militar e passa a entender a Educação Física como uma produção cultural, valorizando a função social do corpo em movimento.
c) A fim de prover a saúde, a proposta assume uma prática medicalizadora dentro da escola.
d) A proposta defende a Educação Física como uma atividade lúdica e recreacionista.
07. (INTEGRI) Os Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, Ética, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais devem orientar a educação escolar. Dos princípios mencionados abaixo assinale o que NÃO faz parte da proposta.
a) Dignidade da pessoa humana.
b) Igualdade de direitos.
c) Participação.
d) Erradicação da pobreza e da marginalidade.
8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental apresentam
algumas orientações para avaliação, analise as afirmações a seguir:
I. Registro das atividades de escrita e leitura.
II. Observação sistemática.
III. Divulgação dos objetivos dos programas das disciplinas para as famílias.
IV. Análise das produções dos alunos.
V. Atividades específicas para a avaliação.
Marque a opção que apresenta as afirmativas
CORRETAS.
a) I – III – V.
b) II – III – IV.
c) III – IV – V.
d) II – IV – V.
e) I – II – IV.
9. Marque a opção INCORRETA em relação ao
fator que traduz o Ensino de Artes como objeto de
conhecimento de acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino
Fundamental.
a) Ter em comum com o conhecimento científico,
técnico ou filosófico seu caráter de criação e
inovação.
b) Garantir as diferenças entre arte e ciência e facilitar
o desenvolvimento de ambas as áreas do
conhecimento.
c) Resultar no acréscimo de novos elementos
estruturais no processo de transformação do
homem.
d) Revelar uma possibilidade de existência e
comunicação, além da realidade de fatos e relações
habitualmente conhecidas.
e) Discutir uma lógica intrínseca ao domínio do
imaginário.